Login

Combustíveis fosseis (petróleo e gás natural) e provenientes de biomassa

A energia não renovável no Brasil participa com cerca de 55% da matriz primária enquanto as energias renováveis com 45%, sendo que deste total a biomassa responde com 30%. 


Nas últimas décadas, as matrizes energéticas do Brasil e do mundo apresentaram significativas alterações estruturais. No Brasil a participação na Matriz energética foi da energia hidráulica e do gás natural. Já nos países da OECD o crescimento foi da energia nuclear, e do gás natural.


Por outro lado a energia de biomassa é aquela fornecida por materiais de origem vegetal renovável ou obtida pela decomposição de dejetos. O Brasil tem desenvolvido tecnologia a vários anos para a utilização da biomassa como fonte geradora de energia, gerando empregos e com muito pouco recurso financeiro. Hoje são conhecidas diversas fontes renováveis de biomassa como: álcool, biodiesel, madeira, resíduos vegetais, sisal, lixo etc. Como também das fontes geradoras de energia como solar, eólica que também podem agregar o seu potencial à matriz energética.


Essa linha trata do estudo dos processos de produção de combustíveis fósseis visando o aumento do fator de recuperação de óleo e gás, seja em campos maduros, seja em águas profundas ou nas condições não triviais do pré-sal. Engloba também  os processos de conversão de biomassa em energia e químicos intermediários sob a ótica do conceito de biorrefinaria integrada.

CAPES Periodicos CNPQ Lattes FINEP Petrobrs FABESB