Login

Nanotecnologia e novos materiais

A linha de pesquisa em nanotecnologia e novos materiais está reacionada ao estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular, ou seja, a parte da ciência e tecnologia dos materiais que foca nas propriedades especiais dos materiais de tamanho nanométrico. 


Com o uso da nanotecnologia, novos materiais são criados e as propriedades das substâncias podem variar substancialmente com a redução de suas texturas a tamanhos nanométricos. Além disso, estudos são também realizados para a criação de novos materiais a partir da incorporação de resíduos e rejeitos de outros processos produtivos, diminuindo a pressão sobre os recursos naturais existentes e contribuindo para a eficiência energética de produtos e processos.


Esta linha de pesquisa está intimamente relacionada com outras linhas de pesquisa do PGENAM, como em otimização e uso eco-eficiente de energia, pela incorporação de resíduos e rejeitos em novos materiais ou em impactos ambientais na atmosfera, litosfera, hidrosfera e na vida já que materiais nanométricos estão sendo utilizados com sucesso na remediação de áreas degradadas ou na contenção de contaminantes. Além disso, a gestão ambiental de produtos e processos, com o uso de ferramentas como as análises de ciclo de vida, deve levar em conta o impacto produzido pela incorporação de materiais nanométricos à prática produtiva local.

CAPES Periodicos CNPQ Lattes FINEP Petrobrs FABESB