Login

Otimização e uso eco-eficiente de energia

Esta linha de pesquisa é voltada para o desenvolvimento de pesquisas, estudos e para o desenvolvimento de produtos que contribuam para o uso eco-eficiente da energia. A geração entre energia elétrica no Brasil é preponderantemente de fonte hidráulica com participação acima de 75% e como consequência a grande dependência das condições climáticas. 

Em virtude das recentes crises hídricas, a resposta observada à pressão gerada pelo risco iminente de novos apagões, tem sido o uso emergencial de fontes fósseis de energia, o que contribui para para a queda do percentual de energias limpas na matriz energética Brasileira. 

Uma outra ferramenta de auxílio neste cenário e que precisa ser melhor explorada, contudo é o desenvolvimento de produtos e processos mais eficientes energeticamente, não apenas considerando o seu uso imediato, mas todo o seu ciclo de vida. Desta forma, trata-se de uma linha de pesquisa com amplo potencial de transversalidade, podendo abrigar projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, tanto com ênfase técnica ou voltados para a gestão de produtos e serviços.

CAPES Periodicos CNPQ Lattes FINEP Petrobrs FABESB