Conforme aprovado pelo colegiado do PGENAM em reunião ordinária do dia 10/02/2014, o colegiado do PGENAM passará a não aceitar a inscrição de alunos especiais em decorrências de sua grade de disciplinas característica, onde praticamente todas as disciplinas do curso são oferecidas por outros colegiados de Pós-Graduação. Conforme se verá abaixo, esta decisão não impede que futuros candidatos cursem disciplinas como aluno especial em outros colegiados e que estas disciplinas sejam aproveitados em caso de aprovação do candidato no processo seletivo do curso. Neste caso, as disciplinas cursadas serão aproveitadas em sua integralidade, sem o limite de 30% (trinta por cento) dos créditos exigidos para a conclusão do curso (6 créditos), conforme reza o
regimento do curso no seu artigo 32b.
O PGENAM possui uma abordagem diferenciada quanto a questão do oferecimento de disciplinas, que acaba por refletir no ingresso de alunos especiais. O programa oferece atualmente somente 3 disciplinas obrigatórias e uma atividade, as quais somente podem ser cursadas por alunos regulares. Todas as outras disciplinas da grade do curso são oferecidas por outros cursos de Pós-Graduação. Esta estratégia faz parte da filosofia do programa e tenta reforçar a sua interdisciplinaridade e o entrosamento entre os professores e alunos de diferentes unidades da UFBA e de diferentes grupos de pesquisa.
Desta forma, alunos que queiram cursar disciplinas como aluno especial para posterior aproveitamento de créditos na eventualidade de serem aprovados como alunos regular do curso devem pedir a matrícula como aluno especial no diretamente no colegiado do Programa de Pós-graduação que oferece a disciplina, Ex:
MEAU,
PEI,
PGQUI,
MAASA,
PPEQ,
PGIF,
POSPETRO,
PGGEOFISICA,
PGGEOLOGIA,
PGBIOLOGIA,
PGADM, dentre outros programas de Pós-graduação da UFBA.