Login

Apresentação

Através da Portaria No 435, de 14 de novembro de 2003, O Reitor da Universidade Federal da Bahia, no uso de suas atribuições e por deliberação, em 12/11/2003, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Cria, em caráter transitório o Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente (CIEnAm) da UFBA, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, atualmente coordenado pelos Professores Jailson Bittencourt de Andrade e Milton José Porsani, respectivamente, Coordenador e Vice-Coordenador do CIEnAm.



O Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente (CIEnAm) da UFBA envolverá as competências em Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da Universidade Federal da Bahia, voltadas para a formação de recursos humanos qualificados e realização de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, nas seguintes áreas de atuação:
    •    Geração e uso eco-eficiente de energia;
    •    Combustíveis fósseis e provenientes de biomassa;
    •    Impactos ambientais na atmosfera, litosfera, hidrosfera e na vida;
    •    Produção Limpa;
    •    Nanotecnologia e novos materiais;
    •    Regulação e gestão.


As atividades de ensino são desenvolvidas no âmbito do PGENAM
O regimento do curso pode ser acessado aqui: Regimento
O regimento da UFBA pode ser acesso aqui: Regimento UFBA
A PROPG disponibiliza legislação pertinente sobre a Pós-Graduação na UFBA aqui.
As regras para o recredenciamento e para o credenciamento de novos docentes do curso podem ser encontradas aqui: Recredenciamento
As normas complementares para os cursos de Pós-graduação podem ser encontradas aqui: Normas_PG
A grade curricular do curso pode ser visualizada aqui. Além destas disciplinas, os alunos do PGENAM são livres para escolher, em conjunto com o Prof. Orientador, outras disciplinas para complementar a sua formação. Estas disciplinas contarão normalmente como uma disciplina optativa do curso.
As atas do curso foram digitalizadas e se encontram disponíveis por ano de publicação: 2007, 2009, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015.

CAPES Periodicos CNPQ Lattes FINEP Petrobrs FABESB