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Objetivos

O Programa de Pós-graduação em Energia e Ambiente objetiva a formação de recurso humanos qualificados, em nível de Doutorado, através da atuação em pesquisa interdisciplinar em temas envolvendo Energia e Ambiente. O estudante deverá ter formação, com profundidade e abrangência, que permita ultrapassar a fronteira das disciplinas e subáreas envolvidas no Programa e que o habilite a atuar de forma interdisciplinar.

O doutor formado deverá demonstrar criatividade, independência, pensamento crítico e habilidade para abordar questões relacionadas com o tema em foco. O estudante deverá desenvolver habilidades mentais que o tornem um conhecedor profundo dos tópicos relacionados ao seu trabalho.

Além da formação científica, a lista de habilidades intelectuais desejáveis ao estudante inclui: comunicação interpessoal, redação e apresentação em público, trabalho em equipe, uso de novas tecnologias, postura ética e manejo de conflito de interesses; empreendedorismo e entendimento de oportunidades no setor industrial.

Embora habilidades profissionais não constituam a essência da pós-graduação, estas serão consideradas relevantes para todos os estudantes do Programa, especialmente as relacionadas ao planejamento e à condução do trabalho de pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor industrial e público.

Bases Conceituais e Contextualização

O PGENAM como um programa de pós-graduação consolidado além de levar deve levar em consideração a publicação de artigos científicos em co-autoria compreendendo a participação conjunta de estudantes e orientador(es), estimula fortemente a elaboração de registro de patentes e softwares como etapa prévia à publicação, bem como a atuação em projetos interdisciplinares com as seguintes características:
  1. o projeto deve ser essencialmente novo e não a simples extensão de estudos prévios;
  2. o projeto deve ter uma chance razoável de sucesso através do alcance de um objetivo pré-determinado ou da produção de informações de interesse para a área;
  3. o projeto deve ser importante o suficiente para, além da publicação em periódico indexado, resultar em depósito de patente;
  4. idealmente, o projeto deverá ter chance razoável de resultar em um campo de estudo independente para o futuro doutor. Nesse sentido, é estimulado o desenvolvimento de projetos sob a supervisão de mais de um professor orientador. Isto deverá permitir a formação do estudante visando um futuro no qual a atuação em equipes interdisciplinares e o trabalho em redes estão cada vez mais próximos

Durante a elaboração do projeto e desenvolvimento do trabalho de pesquisa, o estudante deverá se familiarizar, e utilizar do planejamento pontual, linear e areolar, como forma de correlacionar interesses disciplinares do projeto com a sua repercussão-iteração interdisciplinar. A avaliação de risco, de escala e a complexidade deverá ser incorporada em todas as atividades desenvolvidas pelo doutorando.

Articulação com outras PGs

O elenco de programas de pós-graduação em nível de mestrado na UFBA em áreas correlatas a Energia e Ambiente é amplo. Deste modo, o curso é em nível de doutorado e atua em articulação permanente com outros Programas (disciplinares) da UFBA (e.g. Química (M&D), Geof ísica (M&D) , Administração (M&D) , Engenharia Química (M&D) , Física (M&D), Geoquímica e Ambiente (M&D) , Biologia e Biomonitoramento (M&D), Programa em Engenharia Industrial(M&D), entre outros.

Por outro lado, a atuação interdisciplinar requer uma formação disciplinar sólida e esta formação será obtida nas disciplinas já existentes em outros cursos da UFBA em que o estudante atuará no mesmo ambiente disciplinar em que a disciplina é oferecida e em conjunto com os estudantes da respectiva sub-área. A composição da grade curricular do estudante deverá ser realizada com a participação preponderante dos Professores Orientadores e a aprovação final será feita pelo colegiado do curso, de forma a garantir a formação interdisciplinar.

Este Programa, além da sua atuação intrínseca, reforça os cursos de pós-graduação já existentes na UFBA e no Estado.

Evolução e Tendências

Atualmente, o colegiado do curso está trabalhando em uma reformulação no seu elenco de disciplinas (obrigatórias e optativas), ampliando o numero de disciplinas obrigatórias e a abrangência conceitual, como também criando disciplinas optativas.

Ao PGENAM/CIENAM estão ligados dois INCT – Energia e Ambiente (www.inct.cienam.ufba.br) e Geofísica do Petróleo (http://www.inct-gp.org), e sugiram a partir do PGEnAm e do CIEnAm, e são complementares no tema e únicos em que um mesmo Programa de Pós-graduação (PGEnAm) atua como o coletivo de Programas disciplinares!.

Encontra-se em avaliação na UFBA a criação de uma nova Unidade Universitária, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação em Energia e Ambiente (ICTI-EA) da UFBA, proposta apresentada pelo Programa de Pós- Graduação em Energia e Ambiente, PGEnAm, e que tem como base a articulação dos dois INCTs.

Integração com a Graduação

O Programa é jovem com apenas cinco anos de existência, mas vem contribuindo de forma efetiva com a melhoria da graduação da UFBA, notadamente com os cursos de engenharia, química, os bacharelados interdisciplinares, geociências, biologia, física, dentre outros sejam eles diurnos ou os novos cursos criados a partir do Programa Reuni.

Com uma forte interação com alunos de iniciação cientifica que participam de projetos de pesquisas coordenados por professores pesquisadores do quadro do PGENAM/CIENAM, em conjunto com alunos do curso do doutorado, fazendo uma sinergia produtiva e profícua para o corpo discente. O ponto alto é o contato desses estudantes de áreas específicas com professores de áreas correlatas, bem como com profissionais que possuem experiência em empresas, no momento realizando o seu doutorado.

O PGENAM/CIENAM organiza uma regularmente a Escola de Inverno em Energia e Ambiente, no período do recesso escolar, entre o primeiro e o segundo semestre de cada ano letivo. A primeira Escola ocorreu em 2006 e anualmente até 2010, onde aconteceu a quinta escola. Cada evento tem contado com cerca de 300 participantes incluindo alunos da graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais. Destes, aproximadamente, 200 são alunos de graduação em áreas correlatas das diversas IES dos Estados da Bahia e Sergipe.

Particularmente os pesquisadores do PGENAM e do INCT de Energia e Ambiente desenvolveram dois projetos para contribuir com as escolas secundárias estaduais do estado da Bahia, o PROVOC e o segundo O CIENTISTA VOLTA A ESCOLA. Devido ao sucesso do projeto na Bahia alguns estados estão interessados em replicar o modelo adaptando para a realidade local. Para maiores detalhes visitar o site do INCT de Energia e Ambiente.

Estágio de docência

A atividade de Tirocínio Docente Orientado é acompanhada pelo Orientador ou Supervisor designado pelo Colegiado e desenvolvida em disciplina relacionada com a área de concentração do aluno, ou em atividades de graduação, pós-graduação lato sensu ou de extensão, a critério do Colegiado, correspondendo a 03 (três) unidades de crédito.

O regimento do curso pode ser acessado aqui: Regimento
O regimento da UFBA pode ser acesso aqui: Regimento UFBA
A PROPG disponibiliza legislação pertinente sobre a Pós-Graduação na UFBA aqui.
As regras para o recredenciamento e para o credenciamento de novos docentes do curso podem ser encontradas aqui:Recredenciamento
CAPES Periodicos CNPQ Lattes FINEP Petrobrs FABESB