Login

Linhas de Pesquisa

Combustíveis fosseis (petróleo e gás natural) e provenientes de biomassa

A energia não renovável no Brasil participa com cerca de 55% da matriz primária enquanto as energias renováveis com 45%, sendo que deste total a biomassa responde com 30%. 


Impactos ambientais na atmosfera, litosfera, hidrosfera e na vida

Esta linha de pesquisa trata da prevenção, diagnóstico, modelagem e proposição de medidas mitigadoras dos impactos provocados na litosfera, hidrosfera e na vida. 

Otimização e uso eco-eficiente de energia

Esta linha de pesquisa é voltada para o desenvolvimento de pesquisas, estudos e para o desenvolvimento de produtos que contribuam para o uso eco-eficiente da energia. A geração entre energia elétrica no Brasil é preponderantemente de fonte hidráulica com participação acima de 75% e como consequência a grande dependência das condições climáticas. 

Tecnologias limpas

Essa linha de pesquisa (tecnologias limpas ou tecnologias mais limpas), contempla o desenvolvimento e aplicação de tecnologias de base sustentável, seguindo a lógica da prevenção ao invés da remediação, buscando-se reduzir o consumo de energia e matérias primas de produtos e processos e reutilizá-los.


Nanotecnologia e novos materiais

A linha de pesquisa em nanotecnologia e novos materiais está reacionada ao estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular, ou seja, a parte da ciência e tecnologia dos materiais que foca nas propriedades especiais dos materiais de tamanho nanométrico. 


Regulação e gestão

Esta linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver estudos sobre questões regulatórias, políticas e de gestão que caracterizam a reestruturação do setor energético no Brasil. O tripé planejamento-gestão-regulação deve estar sempre alinhado para o equilíbrio deste setor. As áreas de atuação nesta linha de pesquisa são:

CAPES Periodicos CNPQ Lattes FINEP Petrobrs FABESB