METODOLOGIA DE LEVANTAMENTO ENERGÉTICO COM BASE NA ANÁLISE DE CICLO DE VIDA NA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO NO CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ENERGIA E AMBIENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Ano:
2011

No Brasil os edifícios são responsáveis por cerca de 42% no consumo de energia primária erespondem por cerca de 35% das emissões atmosféricas enquanto que a indústria daconstrução civil representa cerca de 9,2% do PIB.Por esta razão, o conhecimento doconsumo energético associado aos diversos materiais e processos construtivos, e da energiaconsumida nas diversas fases do ciclo de vida de uma edificação, proporciona uma melhoradequação nas escolhas das especificações e permite que haja interferências seja em nível deconfecção das mesmas ou de alterações nos processos construtivos, de forma a conceber umproduto final mais eficiente do ponto de vista do consumo energético e de sustentabilidade.Este trabalho consistiu no estudo de caso de levantamento energético contemplando aconstrução do edifício multi- laboratórios, no campus da UFBA na cidade de Salvador-BA.Foram realizados: a compilação de um inventário dos materiais a serem utilizados naconstrução considerando sua reposição ao longo da vida útil do empreendimento; amodelagem dos encargos energéticos associados com a utilização dos materiais, do evento daconstrução, e da operacionalização do edifício através da consideração de bancos de dadosdisponíveis na literatura e de simulações com programas computacionais. O levantamentorealizado ainda na sua fase preliminar permitiu a interferência nos processos e a substituiçãode materiais por materiais de menor energia contida, resultando num ganho real comprovadoem eficiência energética ao final do produto. A contribuição do trabalho esta também naformação de bancos energéticos nacionais e na proposição de uma metodologia decomposição de índices energéticos para o setor. Os resultados obtidos neste trabalhodemonstram que é possível somar eficiência energética com resultados econômicos noprocesso construtivo. A ferramenta proposta é produtiva no auxílio da escolha por umaconstrução mais eficiente e sustentável.

CAPES Periodicos CNPQ Lattes FINEP Petrobrs FABESB